segunda-feira, 30 de maio de 2011

Auto Avaliação/ última aula

No dia 4 de maio, a professora encerrou as aulas do semestre, pedindo de cada um que fizessemos uma auto-avaliação sobre tudo que foi aprendido no decorrer das aulas.
Ela pediu que respondessemos um questionário, depois nos avaliassemos com uma nota de 0 a 10, e depois elaboramos um texto justificando a nota com tudo que foi aprendido nas aulas. Vou expor aqui a minha aprendizagem..

Durante o semestre pude aprender várias coisas, li, e aprendi tudo sobre uma boa comunicação,pois ela sob expor tudo da melhor maneira, usando slides, figuras, músicas, tudo de uma forma ampla. Pude aprender a falar correto, a ter uma boa postura, puder compartilhar tudo que aprendi e trocar várias informações com os meus colegas. Dei minha opnião, falei, reclamei, disse o que pensava e assim participei de todas as aulas, portanto essas aulas foram de total importância para meu aprendizado, agora pretendo colocar em prática para exercer meu papel de uma boa profissional. Porque em sala de aula eu pude expor todos os meus erros, e assim corrigi-los.

Um abraço e até mais..

Carta Comercial

No dia 02 de maio, a professora nos ensinou a fazer uma carta comercial e colocamos aqui algumas dicas.!

*Podemos dizer que escrever bem é o mesmo que “falar no papel”, de maneira simples e organizada. Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. Mas também não caia no outro extremo, sendo coloquial em excesso ou usando gírias
 *Não repita a mesma palavra muitas vezes ao longo do texto. Ao escrever, evite usar o mesmo termo repetidamente. Use sinônimos adequados aos contextos
*Use uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões. Ninguém é obrigado a saber o que é job, default, market share, data venia, barriga, downsizing ou press release. Sempre que puder, prefira escrever uma palavra portuguesa a um termo estrangeiro. Evita mal-entendidos e um pedantismo desnecessário

Texto reflexivo

No dia 27 de abril, a professora nos apresentou um texto, que se tratava da parte mais importante e ao mesmo tempo pior parte do corpo. No texto o homem refere-se a lingua, dizendo nos que a lingua é a mais importante porque nos aproxima de quem mais gostamos, porque falamos coisas bonitas, ou seja nos une. E ao mesmo tempo ela é pior porque as pessoas usam ela para ferir, machucar, magoar e até mesmo matar a pessoa que mais amamos, então aquele quem nós mesmos aproximamos também o afastamos, usando apenas um instrumento. Então do mesmo jeito que usamos a lingua pra protestar, falar, reclamar, defender, também serve para dizer coisas bonitas assim como também serve para falar coisas horriveis. Aquilo que faz bem, também faz mal. Ela também nos faz aprimorar mais e mais nossos conhecimentos.

Slide e Atividade

No dia 11 de abril, a professora nos mostrou alguns slides sobre erros na escrita, coisas absurdas mais um tanto comum, coisas como a flôr-de-zíaco, quem não pediu pida, e etc..
Depois nos deu uma atividade para ser feita em casa. Tirou algumas dúvidas como por exemplo: Faz dois anos que não o vejo.. e não Fazem dois anos que não o vejo.!

Artigo de Opnião

No dia 30 de março a professora deu inicio a aula falando sobre Artigo de Opnião.
Ela nos ensinou regras básicas.
Usando essas regras o resto só praticando.
  1. Contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida.
  2. Explicitação do posicionamento da questão que está sendo discutida.
  3. Utilização de arguemntos para sustentar  a posição assumida.
  4. Consideração  d e posição contrária e antecipação de possivéis argumentos para sustentar a posição assumida.
  5. Utilização de argumentos que refutam a posição contrária.
  6. Retomada da posição assumida.
  7. Possibilidades de ne gociação 

Interpretação de Músicas

14ª aula
23 de março de 2011

Neste dia a professora nos mostrou algumas músicas e nos ensinou a interpretá-las, a descobrir o real objetivo da música.

Flor de lis
Valei-me Deus
é o fim do nosso amor
Perdoa por favor
eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que
fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez
que minha ilusão
Foi dar meu coração
com toda força pra essa moça
me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz
de uma flor de lis
E foi assim que eu vi
nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu


Gostava tanto de você
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você.


 Ambas são histórias verídicas. A primeira música, é uma lamentação acompanhada de culpa, onde ele se pergunta porque Deus tirou da sua vida pessoas que ele amava, sua esposa e sua filha. A outra música fala de uma filha que foi embora, na qual ele amava muito e não deu tempo de haver despedida. As duas retratam uma grande perda.

Interpretar

13ª aula
21 de março de 2011

Nesta aula ela continuou algumas dicas para uma boa interpretação.
Devemos evitar repetições de palavras, de idéias e sons.

Exemplos de frases de comuniação:
"A vida etena busca
 A vida é ter na busca              
Ávida e terna busca"

Currículo

11ª aula
14 de março de 2011

Nesta aula a professora nos ensinou como elaborar um bom currículo.
Devemos primeiro saber o que é e para que serve.
Curriculo é um registro da sua vida profissional e serve para vender o profissional de uma forma objetiva.
Procure destacar suas habilidades e realizações, de tal forma que soem como um clarim anunciando quem você é de maneira elegante e agradável. O documento deve conter informações sobre a sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades realizadas anteriormente. Normalmente, o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você. Dessa forma, quanto melhor a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá propiciar, por isso delete tudo que não acrescenta.

O Homem e a Natureza

10ª aula
16 de março de 2011

Assitimos um vídeo sobre um dos maiores cineasta do Japão, onde os seus filmes influenciaram uma grande geração de diretores. Sua vida é baseada na relação homem-natureza, onde ele fala que as pessoas esquecem de si mesma, e passam a agir com muita ambição que acabam esquecendo que são uma pequena parte da natureza. As pessoas acham elas podem tudo, mandar e desmandar, criar e descriar novamente. Por negligência de nós mesmo, estamos destruindo os nossos filhos e matando a natureza, porque serão eles que virão depois de nós, e o que vai restar para eles? Poluição, destruição, desmatamento e etc..

* Quanto mais inteligente, mais as pessoas tendem a se destruir, isto por causa da ambição que as dominam!
Pense nisso!

Interpretação de Textos

Nesta aula a professora apresentou a turma textos para que fosse decifrado as interpretações. E aprendemos a entender o que está não só escrito e sim aquilo que está entre as linhas, o sentimento, o significado de cada palavra ou seja a essência das palavras fala mais alto e temos que interpretar. Ela nos disse que um texto mal interpretado pode nos trazer surpresas desagradáveis. Por isso ela frizou bem a importância de uma boa leitura, e releitura do texto. Disse-nos também que segundo pesquisa uma criança que desde pequeno tem a prática da leitura obtém um melhor aprendizado no futuro, como falar bem e se comunincar bem.

Resumo, Resenha e Relatório

9ª aula
28 de fevereiro de 2011

Nesta aula a professora nos ensinou a diferença entre Resumo e Resenha, ela forneceu a classe um slide detalhado sobre as principais diferenças, os critérios, as normas que são obrigatórios. Trouxe-nos exercicios, para conhecermos e analisarmos cada um deles. Não podemos nos perder nas idéias e no foco de cada um. Graças a ela, podemos aprender um pouco mais com suas aulas, que enfim são muitos produtivas.

Resumo: Tem que ser limitado sem nenhum julgamento crítico ou seja resumir em poucas palavras aquilo que o autor disse.

Resenha: É baseada em algo que você pode lêr, podendo assim expor assim suas idéias e opniões de forma crítica.

Relatório:
Ano/ 2011
Dados Pessoais
Nome: Youri Lima
Curso/Semestre: 1TECEX
Professora/Disciplina: Eliana Dias- Comunicação Empresarial
E-mail: youri_lima@hotmail.com

Modalidade: Presencial
Atividade: Aula de Comunicação Empresarial
Descrição da atividade: Técnicas em elaboração de resumos
Instituição: Faculdade Estácio Atual
Data: 28/02/2011
Carga Horária: 1:45 hrs
Participante/Palestrante: Professora Eliana Dias
Cronograma: Dia 28/02/2011 de 21:30 ás 23:15

Tema abordado: Como elaborar um resumo, resenha e relatório
Desempenho: A palestrante expôs as técnicas de como elaborar resumos, resenhas e relatórios, de forma clara e objetiva, utilizando-se de exemplos sobre o mesmo.
Conteúdo: Resumo, Resenha e Relatório
Opinião: Uma aula maravilhosa que nos serviu de grande valia, para nos ajudar a desenvolver um bom resumo, resenha e relatório. Aprendemos a usar todos os conectivos e explorar bastante o texto.

Aula - Vídeo

8ª Aula
21 de fevereiro de 2011

De acordo com o vídeo que a professora aprensentou, onde havia um diálogo entre duas pessoas, o receptor e o emissor, onde um tinha dificuldades para entender e compreender o outro, podemos perceber uma falha na comunicação devido aos ruídos do ambiente. Para se obter uma boa comunicação é necessário clareza e coerência nas palavra. Aprendemos também sobre canal ambiente, código linguistico e não linguistico, ruído e mensagem.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Apostila

7ª aula
14 de fevereiro de 2011

Uso de apostila para aprendermos as ferramentas da comunicação como. codificação, feedback, receptor e emissor. Fizemos exercicio para treinar um bom diálogo.

Debate sobre comportamento

6ª aula
09 de fevereiro de 2011

Foi discutido em sala de aula sobre o comportamento em ambiente de trabalho.
Percebemos que a maioria das queixas sempre é a mesma, a falta de gestão, a falta de qualificação dos funcionários. Dentro do debate proposto foram apresentados diversas formas de melhoramento.

Características da Comunicação

5º aula
07 de fevereiro de 2011

Foi passado um vídeo, e logo após ouve um debate.

Depois ela pediu para que fizessemos uma redação falando sobre as principais palavras mostradas no video, que são características fundamentais da comunicação.
*Disciplina
*Segurança
*Habilidade
*Confiança
*Alta atividade
*Esforço
*Cooperação
*Perseverança
*Coragem

Sem elas é impossível haver uma boa comunicação.

Plano de Ação

4º aula
02 de fevereiro de 2011

Foi sugerido pela professora que fizessemos um plano de ação, onde pudesse traçar metas e objetivos.

*Identificar as necessidades da turma;
*Criar objetivos para superação dos obstáculos;
*Definir tempo;
*Planejar estratégias facilitadoras;
*Avaliar os resultados.

Dentro dessas discussões debatidas em classe, percebemos que a timidez, a vergonha de falar em público, são a maior dificuldade da turma. Ela falou também que durante o semestre iríamos aprender todos juntos a solução para esses problemas. Foi citado por ela uma frase bem motivante: "Somos do tamanho da comunicação que conseguimos estabelecer no meio em que atuamos."

É importante adequar a comunicação ao tipo de pessoa que estamos lidando, para que haja o principal objetivo que é comunicar-se.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Caminhos para uma comunicação eficaz

3ª Aula
31 de janeiro de 2011

Nesta aula a professora passou algumas lâminas sobre comunicação eficaz, que englobava o sentido de comunicar, a origem, imagem, como falar, expressões faciais, vocabuário e fez uma dinâmica a respeito de como viamos os nossos colegas.

E continuou, pedindo para que fizessemos um Plano de Ação contendo nele, necessidades, objetivos, tempo, estratégias e avaliação, para traçar nossas metas e objeitvos para o 1ºsemestre.

Comuniação Empresarial e E-portfolio

2ª Aula
Dia 26 de janeiro de 2011



"Ser homem é ser responsável.
É sentir que colocando seua pedra se colabora na construção do mundo."
Exupery

A pesquisa sobre e-portfólio e comunicação empresarial foi cobrada pela professora.

Portfólio
O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações tem portfólios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente para a organização como um todo.

Comunicação empresarial

 A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc.) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto à opinião pública

A seguir fizemos uma dinâmica em grupo para completar as seguintes frases:
  O mundo seria mais feliz se...
  Uma amizade é realmente importante quando..
  A paciência e a tolerância são para mim..
  Comparo a preguiça e o comodismo como..
  Acho que as pessoas deveriam.. 

  Um aspecto curioso que descobri no grupo em que faço parte foi..
  Quando os dias amanhecem nublado eu fico com vontade de..
  A qualidade indispensável nas pessoas é...
  Sinto que o grupo com quem começo a conviver é..
  Como os outros me veem..
  Qual a imagem eu gostaria de transmitir?

  Logo após de fazer uma reflexão sobre essas frases a professora pediu aos alunos que explicassem sobre cada uma delas e entendemos que cada pessoa tem que fazer a sua parte independente de o próximo agir certo ou errado mesmo pensando que é pequeno para fazer alguma diferença.

Apresentação

 1ª Aula
 Dia 24 de Janeiro de 2011

      A professora solicitou que os alunos formassem grupos para que começassem a apresentação. O grupo tinha a tarefa de elaborar uma mensagem de boas-vindas aos colegas e um grito de guerra que representação a turma de Comércio Exterior. Os grupos foram dinâmicos e demonstraram entusiamo na realiszação do trabalho. No fim da aula a professora disse que o objetivo era que ouvesse mais introsamento entre todos. Logo após isso, pediu para que pesquisássemos sobre o significado de e-portfolio e comunicação empresarial, e levasse na próxima aula.
        Logo em seguida, ela pediu para que fosse colocado em prática criando assim um Blog para postar informações das aulas dadas.